brasil


Caracterizado pela diversidade sócio-cultural decorrente do processo histórico de colonização com fluxos migratórios de multiplicidade étnica; o Brasil apresenta uma heterogeneidade cultural expressiva. Com especificidades inter e intra-regionais que influenciam nos hábitos alimentares e nos padrões de consumo.
Assim a comercialização de produtos pesqueiros no mercado interno, as potencialidades quanto a ampliação do consumo e melhorias da qualidade são condicionadas por aspectos regionais. Segundo Sichieri, Castro e Moura (2003) “os padrões de consumo permitem o entendimento de construções sociais, ecologicamente determinadas, e orientadas ao provimento de condições de reprodução de populações”.

Ou seja, na área das ciências da saúde o padrão de consumo alimentar é estabelecido em função do consumo de nutrientes decorrentes da disponibilidade de alimentos, e de condições distintas de inserção sócio-econômica dos indivíduos. Economicamente, o padrão de consumo reflete as preferências individuais condicionadas por aspectos culturais, pela renda dos consumidores; e pelos preços dos produtos que refletem o comportamento da demanda e oferta, bem como da presença de bens substitutos no mercado.


 

San Paulo Wholesale Market, fish prices
Centro de Abastecimento Alimentar de Pernambuco – CEASA/PE Preços Pescados
ABRACEN – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS CENTRAIS DE ABASTECIMENTO
Ministero de Agricoltura, Pecuária e Abastecimento
Brazil INFOPESCA Country Profile
FAO fishery and aquaculture profile, Brazil
A produção Pesqueira no Brasil, Pescabrazil
Governo do Parana Câmara setorial de piscicultura
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - Lista de Produtos da Agropecuária e Pesca
Estatística pesqueira em São Paulo